Sobre a Bolsa de Ideias

Quem somos

_____


Integrada no projeto INCUBAR + LEZÍRIA - Promoção do Espírito Empresarial na Lezíria do Tejo, a Bolsa de Ideias constitui-se como um mecanismo para a promoção do empreendedorismo qualificado e criativo, através da geração e aproveitamento de ideias inovadoras.
A Bolsa de Ideias é uma iniciativa de quatro entidades chave do ecossistema empreendedor da Lezíria do Tejo, designadamente a NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém (promotor líder do projeto), o Instituto Politécnico de Santarém, a Desmor, EM, SA e a Animaforum (Cluster Agroindustrial do Ribatejo-Agrocluster).
O projeto INCUBAR + LEZÍRIA, cofinanciado no quadro do Alentejo 2020, visa promover o empreendedorismo qualificado e criativo e apoiar os empreendedores na criação e consolidação de novas empresas na região da Lezíria do Tejo.


Objetivos

_____


A Bolsa de Ideias constitui-se como um mecanismo destinado a entidades ligadas à promoção do empreendedorismo, bem como ao público em geral (incluindo empresários, empreendedores, estudantes, entre outros), e visa contribuir para o fortalecimento e a dinamização global do ecossistema empreendedor da região, com destaque para o empreendedorismo jovem e criativo.
Assim, são objetivos da Bolsa de Ideias os seguintes:

  • Facilitar a identificação de ideias potencialmente geradoras de novos negócios;
  • Promover a interação entre empreendedores, empresários, órgãos de governação regionais e centros de saber;
  • Aproximar detentores de ideias e potenciais interessados na valorização económica das ideias;
  • Apoiar a concretização de novas oportunidades para o nascimento de novas empresas.

Funcionamento

_____


A Bolsa de Ideias é um espaço online para a geração, difusão e aproveitamento de ideias inovadoras e potencialmente geradoras de novos negócios.

Através desta plataforma poderá:

  • Submeter ideias de negócio inovadoras , seja qual for o nível de maturidade da mesma. Para tal, basta registar-se e inserir nova ideia. Após a submissão da ideia, será notificado sobre a sua publicação na Bolsa de Ideias e a partir daí receber feedback de potenciais interessados em desenvolver/implementar a sua ideia;

  • Investir numa nova oportunidade de negócio . Ao registar-se na plataforma poderá efetuar uma pesquisa avançada das ideias existentes e contactar os seus detentores, manifestando o seu interesse em desenvolver/implementar uma nova ideia de negócio;

  • Lançar desafios em torno de uma necessidade/tema . Mesmo que não seja um detentor de uma nova ideia de negócio ou um potencial investidor, poderá participar na Bolsa de Ideias através do lançamento de um desafio relacionado com uma necessidade ou tema que considere interessante para a geração de novas ideias de negócio.



PARTICIPE!



Regulamentos

_____


O uso desta plataforma implica a aceitação de um contrato legalmente vinculativo com a Bolsa de Ideias, baseado nos presentes Termos de Uso e Acordo de Confidencialidade.
Quem se registar ficará vinculado aos Termos de Uso e Acordo de Confidencialidade, bem como a cláusulas suplementares constantes de qualquer Contrato de Detentor aplicável ou Acordo De Regulação De Titularidade De Resultados De I&D. Se não aceitar os Termos de Utilização e Acordo de Confidencialidade aqui estipulados, não use a plataforma Bolsa de Ideias nem os respetivos serviços.

A Bolsa de ideias reserva o direito de modificar os presentes termos de uso, sem aviso prévio, mas os utilizadores serão alertados dessa alteração, tendo, necessariamente, que aceitar a versão atualizada disponível nesta página.

TERMOS DE UTILIZAÇÃO E ACORDO DE CONFIDENCIALIDADE

CLAUSULA 1ª

A Plataforma

1. A plataforma Bolsa de Ideias Bolsa de Ideias constitui-se como um mecanismo de estímulo à criatividade e ao espírito empreendedor, através da partilha e difusão abrangente de ideias de negócio inovadoras e da introdução de desafios/problemas para resolução por parte de “Detentores” de ideias.
2. A plataforma constitui-se, ela própria, como um mecanismo de difusão das ideias, permitindo aos interessados (os Seekers) a pesquisa de ideias por palavra-chave e o acesso à listagem de ideias já publicadas, incluindo informação sobre os respetivos Detentores.
3. A plataforma presta um serviço através do qual entidades com problemas de inovação de produtos, processos, marketing, organizacionais, negociais, técnicos, de engenharia, científicos, logísticos, de produção ou matemáticos (os Seekers), podem publicar os referidos problemas e manifestar interesse pelas ideias/soluções apresentadas pelos Detentores através da plataforma.
4. Os Seekers podem ser sociedades comerciais, organizações sem fins lucrativos, governos locais, estatais ou federais ou outras entidades.
5. O uso da plataforma pressupõe o reconhecimento de que a Bolsa de Ideias não controla, de modo algum, a natureza, qualidade, legalidade ou oportunidade das ideias e desafios apresentados, assim como de que a Bolsa de Ideias é uma entidade neutra, disponibilizando apenas uma plataforma onde são apresentadas ideias e desafios.

CLAUSULA 2ª

Restrições

1. A Plataforma não está disponível para utilização por menores (indivíduos com idade inferior a 18 anos ou sujeitos a outras leis aplicáveis) ou por indivíduos ou organizações que não possam, nos termos da lei aplicável, celebrar contratos legalmente vinculativos. Quem não preencher estes requisitos não deve usar a Plataforma.
2. Quem resida num país que esteja proibido por lei, regulamento, tratado ou ato administrativo de estabelecer relações comerciais com Portugal ou com os seus cidadãos não poderá usar a Plataforma.

CLAUSULA 3ª

Cumprimento das regras

1. O Detentor concorda em não utilizar qualquer dispositivo, software ou procedimento habitual para interferir no bom funcionamento da Plataforma ou com a intenção de danificar, interferir em, intercetar sub-repticiamente ou expropriar qualquer sistema, dado ou informação pessoal.
2. O Detentor concorda em não praticar qualquer ato (incluindo, mas não exclusivamente, spamming), que sobrecarregue desnecessariamente a infraestrutura da Bolsa de Ideias.
3. O Detentor concorda em não praticar quaisquer atos que possam prejudicar a integridade do sistema ou dos Serviços da Plataforma, tais como: deixar feedback ou classificações de si próprio; usar a Plataforma de forma que viole as leis locais, estaduais, nacionais ou internacionais; fazer o upload de ficheiros ou de conteúdos que contenham materiais que violem os direitos de propriedade intelectual de quaisquer terceiros.
4. O Detentor é o único responsável pelo cumprimento de todas as leis e regulamentos aplicáveis ao seu uso dos Serviços e à transferência da tecnologia ou da informação que lhe digam respeito, incluindo, mas não exclusivamente, requisitos de importação / exportação, e a Bolsa de Ideias rejeita expressamente qualquer responsabilidade relativa a estes aspetos.

CLAUSULA 4ª

Confidencialidade

1. O Detentor e o Seeker comprometem-se a não usar, divulgar ou ceder a qualquer título, em Portugal ou no estrangeiro, informação sobre o Detentor ou o Seeker, respetivamente, por estes divulgadas, mesmo que as mesmas não estejam relacionadas com a Bolsa de Ideias.
2. O Detentor e o Seeker concordam em não revelar à Bolsa de Ideias, ou a qualquer Seeker ou Detentor, respetivamente, qualquer informação a que estejam obrigados por contrato ou outra obrigação legal a manter em sigilo ou que, por qualquer outro motivo, não tenham o direito de vender ou licenciar.
3. O Seeker compromete-se a não divulgar a terceiros quaisquer informações relativas às ideias apresentadas pelos Detentores, mesmo as soluções que não forem escolhidas pelo Seeker.
4. A Bolsa de Ideias compromete-se a não usar, divulgar ou ceder a qualquer título, em Portugal ou no estrangeiro, informação sobre o Seeker ou o Detentor, nomeadamente os seus dados, informações por estes divulgadas, mesmo que as mesmas não estejam relacionadas com a Bolsa de Ideias.
5. O Detentor concorda em não discutir quaisquer informações confidenciais próprias, de outras partes ou do Seeker, relacionadas com a Bolsa de Ideias, salvo se estiver a trabalhar especificamente no âmbito de uma reunião com o Seeker. Toda a informação disponibilizada nestas reuniões será considerada “informação confidencial” para os efeitos desta Cláusula.
6. No caso de ser considerado que a participação do Detentor e do Seeker no Serviço violou obrigações legais dos mesmos perante as partes ou terceiros, ou no caso de incumprimento das obrigações de confidencialidade estabelecidas nesta Cláusula, o Detentor e o Seeker concordam em defender, indemnizar e impedir que sejam causados prejuízos à Bolsa de Ideias e às partes, assim como aos respetivos funcionários, diretores, empregados, agentes, licenciantes e fornecedores, decorrentes de quaisquer reivindicações, ações ou requerimentos, responsabilidades e acordos, incluindo, mas não exclusivamente, custas judiciais e despesas contabilísticas razoáveis que decorram da referida divulgação não autorizada e proibida.
7. A divulgação de informação pelo Seeker ao Detentor, ou vice-versa, não confere à parte recetora da informação qualquer direito de propriedade intelectual, legitimidade para requerer proteção sobre quaisquer direitos ou licença sobre qualquer registo ou pedido de registo de direito de propriedade industrial relacionado com aquela Informação, sob pena de aplicação do disposto na alínea a) do nº1 do Artigo 34º do Código da Propriedade Industrial.

CLAUSULA 5ª

Disposições Diversas

1. Os presentes Termos e Acordo de Confidencialidade serão interpretados em conformidade com a lei Portuguesa, sendo fixado o foro da Comarca de Santarém, com expressa renúncia a qualquer outro, para dirimir quaisquer questões decorrentes dos mesmos.
2. Os presentes Termos e Acordo de Confidencialidade vinculam e vigoram em benefício dos representantes legais, sucessores e transmissários das partes.
3. O Detentor não transmitirá a sua posição no presente contrato e não transmitirá quaisquer direitos nem delegará quaisquer obrigações decorrentes do mesmo, no seu todo ou em parte, quer voluntariamente quer por imposição legal.

FAQ

_____


Ao ser submetida uma nova ideia, esta passa automaticamente ao estado “Em espera”, durante o qual os promotores da Plataforma irão analisar e validar a ideia submetida. Após avaliação da ideia, esta poderá ser “Aprovada” ou “Reprovada” para publicação na Plataforma Bolsa de Ideias. O mesmo acontece com os novos desafios submetidos. Apenas ideias e desafios com o estado “Aprovado” serão publicados na Plataforma e poderão ser visualizados pelos utilizadores.
Poderá consultar, a qualquer instante, o estado das suas ideias/desafios na sua Área Reservada. Sem prejuízo para o disposto, aquando da aprovação ou reprovação da sua ideia/desafio, receberá um email da Plataforma a informar o resultado da avaliação.
O contacto entre detentores e potenciais investidores (ou Seekers) é sempre mediado através da Plataforma Bolsa de Ideias em formulário próprio. Receberá, através de Email, notificação de todas as mensagens enviadas e recebidas.
O potencial investidor (ou Seeker) compromete-se a não divulgar a terceiros quaisquer informações relativas às ideias apresentadas pelos Detentores. O registo e uso da Plataforma está vinculado aos Termos de Uso e Acordo de Confidencialidade.
A divulgação de informação pelo Seeker ao Detentor, ou vice-versa, não confere à parte recetora da informação qualquer direito de propriedade intelectual, legitimidade para requerer proteção sobre quaisquer direitos ou licença sobre qualquer registo ou pedido de registo de direito de propriedade industrial relacionado com aquela Informação.